quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que educar?


Noutro dia um colega me pediu para que respondesse uma pergunta com objetivo acadêmico para ele.
A pergunta era: "Como educar novas gerações?"

Fiquei bolado com esse questionamento. Cara, eu não tenho filhos, não sei a resposta. Responderia assim normalmente, mas aquele dia a pergunta me fez pensar.
Estranho isso da pessoa. Tem dias que um questionamento bem dirigido nos deixam pensativos. A mesma pergunta em outro dia não traria qualquer reação de nossa parte.

E aquele foi um destes dias, dias em que uma pergunta simples (café ou chá?) me faria divagar sobre questões e opiniões que nunca antes formulei.

Mas voltando a pergunta "COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?"

Particularmente não me preocupo em “como educar” isso é questão pedagógica e deve ser tratada e estudada como tal. Cada elemento componente desta “nova geração” decodifica as mensagens de uma forma. Cabe aos pais, professores e gestores, educá-los de maneira personalizada para atingir o resultado esperado. A grande questão é: “Que resultado esperamos?”

A pergunta seria melhor formulada se fosse: “o que educar as novas gerações?” “O que educar” está relacionado diretamente aos fatores críticos para o sucesso das gerações que se seguem. Trata-se da escolha dos valores que serão ensinados aos membros das futuras gerações.

Neste respeito ainda é prudente definir “o que é sucesso?” O que baliza a métrica de sucesso de um determinado indivíduo? São os VALORES de cada pessoa que indicam quanto sucesso esta teve.

E é esta a grande questão: QUE VALORES ENSINAREMOS AS NOVAS GERAÇÕES? Ao responder esta pergunta estamos definindo qual o parâmetro as pessoas usarão para medir seu nível de sucesso.

As gerações passadas e os meios de comunicação de massa nos ensinaram valores que levaram a sociedade como um todo a um estágio de marasmo e conformismo com nossa situação moral/social/política.

As novas gerações devem ser educadas de modo a prezar a família, a fazer boas escolhas políticas, a fazer sacrifícios visando resultados a longo prazo. Devem ser ensinadas a abominar a cultura do EU e estimuladas ao pensamento coletivo e altruísta.

Os educadores das novas gerações, sejam eles pais, mestres, ou ocupantes de qualquer outra posição social/familiar/hierárquica que os imponha o papel de formadores de opinião, devem ter em mente os erros que as gerações passadas (e a nossa) cometeram e ainda cometem, para que estes não sejam repetidos nas novas gerações.

Nenhum comentário: